sábado, 31 de agosto de 2013

gerenciamento do contencioso trabalhista




GERENCIAMENTO DO CONTENCIOSO TRABALHISTA
A CENTRAL DE CÁLCULOS executa todas as atividades inerentes ao Controle do Contencioso, abrangendo toda a operacionalização do passivo trabalhista, permitindo uma maior transparência à auditoria sobre os critérios de quantificação do contencioso.
As reclamatórias trabalhistas, antigamente, eram privilégios das empresas irresponsáveis e das empresas exploradoras de mão-de-obra. Hoje, o conjunto de reclamatórias trabalhistas é um dos elementos jurídico-financeiros ordinariamente administrados por todo o tipo de empresa.
Se gasta muito dinheiro pagando dívidas trabalhistas reconhecidas judicialmente, muitas vezes decorrentes de decisões bastante discutíveis. Além disso, se gasta bastante para defender-se das reclamatórias, seja com advogados, prepostos, peritos, documentação e deslocamentos, entre outros custos indiretos. A reclamatória trabalhista pode, e deve ser trabalhada, antes mesmo da sua propositura e até o pagamento do último centavo.
Cada colaborador (empregado e prestador de serviço) é um potencial reclamante, e não existe garantia de não propositura de reclamatória. Por esta razão, faz-se necessário que todas as empresas mantenham ativamente um controle sobre seu passivo trabalhista, identificando possíveis focos originários e implantando uma política de prevenção, envolvendo posturas no relacionamento cotidiano com os colaboradores, implantação de estratégia de defesa judicial e de relacionamento com reclamantes. Ainda é muito confortável ser reclamante no Brasil e o trabalho de contenção começa justamente pelo desenvolvimento de fatores que desencorajem os possíveis demandantes judiciais. Neste cenário de trabalho integrado para redução do passivo trabalhista, aparece com destaque a figura do preposto da empresa reclamada, que não é um mero assistente de audiências, mas verdadeiro “gestor de passivo trabalhista”, e merece treinamento e atenção especiais, pois sua atuação pode gerar grandes prejuízos ou consideráveis economias.
Para uma maior consistência do passivo, a CENTRAL DE CÁLCULOS desenvolveu os seus próprios softwares e possui pessoal altamente qualificado para garantir aos seus clientes a qualidade e a segurança necessária para estas informações. O resultado deste trabalho é demonstrado por relatórios gerenciais seletivos do Contencioso, o que possibilita um tratamento diferenciado aos processos de maior relevância da mesma forma que permitirá uma criteriosa análise de causa com vistas à redução do custo do contencioso trabalhista e um efetivo controle sobre a atividade jurídica trabalhista.
Colocamo-nos à disposição para agendarmos uma reunião e discutirmos sobre suas necessidades.

Nenhum comentário: